Como tomar chá verde?

Como tomar chá verde

Como tomar chá verde

O chá é a segunda bebida mais popular do mundo, depois da água. O chá verde é uma bebida deliciosa e saudável, rico em antioxidantes e os polifenóis flavonoides e catequinas, sendo inclusive o chá verde um bom substituto para o café, vez que possui menos concentração de cafeína. Muitas pessoas já conhecem vários benefícios do chá-verde, no entanto, ainda possuem dúvidas na hora de tomar o chá verde de forma que consigam desfrutar ao máximo de suas propriedades e benefícios, além de aproveitar melhor o seu potencial e sabor.

O chá verde deve ser tomado sempre fresco, em temperatura ambiente, gelado ou quente (deve-se tomar cuidado ao beber o chá muito quente, vez que a alta temperatura pode irritar o sistema digestivo). Estudos sugerem que compostos presentes no chá, como as catequinas, teanina, vitaminas B e C diminuem ao longo do tempo através da oxidação, de modo que os benefícios para a saúde são mais evidentes quando o chá ainda está fresco. Com o tempo, as propriedades antibacterianas também diminuem.

Deve ser certificado que o chá verde não está em conflito com quaisquer medicamentos ou suplementos que a pessoa esteja tomando. Os compostos do chá podem interagir com determinadas substâncias. No caso de dúvidas, um médico ou farmacêutico deverá ser consultado.

Outra dica importante é tomar chá verde sem açúcar, leite ou outros aditivos. O chá verde possui um sabor muito forte e, se preparado corretamente, tem um sabor delicioso. Caso não consiga beber o chá verde sem açúcar, experimente adoçá-lo com um pouco de mel.

Como tomar chá verde?

A maior parte dos guias e especialistas recomendam o consumo de 3 a 4 xícaras de chá verde por dia, para que o corpo usufrua de todos os benefícios possíveis do chá. O Conselho do Chá do Reino Unido (The United Kingdom Tea Council) recomenda que seja não seja excedida a quantidade de 6 xícaras de chá por dia.

  • Tomar chá verde pela manhã

    Beber uma xícara de chá verde após acordar, além de ajudar o corpo a despertar, vez que o chá verde possui uma pequena quantidade de cafeína e propriedades estimulantes, beneficia a imunidade do organismo contra radicais livres, além de condicionar o corpo a queimar mais gorduras durante o dia e proporcionar uma sensação de saciedade mais eficaz durante o dia. O chá verde pode ser tomado quente, na temperatura ambiente ou gelado.

  • Tomar chá verde entre o café-da-manhã e o almoço

    Uma xícara de chá verde entre o café da manhã e o almoço auxiliará numa rotina para perda de peso, vez que propiciará uma maior saciedade, o que fará com que reduza o apetite do organismo durante o almoço. Além proporcionar sensação de saciedade ao corpo, o chá é uma alternativa saudável ao consumo de refrigerantes e sucos industrializados, além do mais, o teor médio de flavonoides em uma xícara de chá verde é maior do que a contida em muitos outros alimentos e bebidas. Os flavonoides são um grupo de fitoquímicos presentes na maioria dos produtos de plantas que são responsáveis ​​por efeitos para a saúde, tais como funções antioxidantes e anti-carcinogênicas.

  • Tomar chá verde antes do jantar

    Beber outra xícara durante o jantar completará a dieta diária de chá verde. Tal rotina, ao longo do tempo, trará inúmeros benefícios para à saúde, incluindo a redução dos riscos de doenças cardiovasculares, perda de peso, melhora do metabolismo, resistência imunológica, aumento da longevidade, dentre outros inúmeros benefícios para a saúde. Vale ressaltar que pessoas que tenham muita sensibilidade à cafeína devem evitar tomar chá verde muito tarde, sobretudo antes de dormir. Vale lembrar também que o consumo diário de água deve ser respeitado, a fim de se evitar qualquer tipo de desidratação.

Dicas para conservar, preparar e tomar chá verde

Para conversar as propriedades e usufruir de todos os benefícios do chá verde, algumas dicas podem ser seguidas:

  • Para conservar todas as suas propriedades, guarde o chá em um lugar fechado, escuro, fresco, seco e arejado.
  • O ponto ótimo da água para preparar o chá, quente ou gelado, é quando a agua começa a ferver.
  • Quando for tomar um chá quente, deixe o saquinho de chá dentro da água por um período de 3 a 5 minutos.
  • Quando for tomar o chá gelado, deixe o saquinho dentro da água por um período de pelo menos 5 minutos.


Compartilhe...Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Comentários

Texto publicado em 15.05.2013. Última revisão ou atualização em 12.08.2014.